O líder espanhol disse que as desculpas de Luis Rubiales não são satisfatórias e sugeriu que ele deve tomar medidas mais claras para esclarecer o incidente.
O presidente espanhol, Pedro Sánchez, declarou na terça-feira, 22 de agosto de 2023, que as desculpas apresentadas pelo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, pelo beijo dado na jogadora da seleção espanhola Jennifer Hermoso durante a premiação da final da Copa do Mundo Feminina, são insuficientes.
Durante uma coletiva de imprensa, após se encontrar com as jogadoras campeãs mundiais, Sánchez criticou o gesto como “inaceitável”, enfatizando a necessidade de igualdade e respeito de gênero.
“Embora as jogadoras tenham se esforçado para a vitória, alguns comportamentos, como o do Sr. Rubiales, demonstram que ainda há muito a ser feito no país em termos de equidade e respeito, além de igualdade de direitos entre homens e mulheres”, disse Sánchez durante a sua coletiva.
O líder espanhol acrescentou que as desculpas de Luis Rubiales não são satisfatórias e sugeriu que ele deve tomar medidas mais claras para esclarecer o incidente.
No dia anterior, Luis Rubiales admitiu seu erro ao dar o beijo em Jennifer Hermoso. Contudo, a atitude provocou uma onda de críticas direcionadas ao dirigente.
Miguel Ángel Galán, presidente do Centro Nacional de Treinadores de Futebol (CENAFE), formalizou uma denúncia contra Rubiales, alegando que o gesto do dirigente violou a Lei do Esporte.
Em sua denúncia, Galán destacou que o ato foi sexista e inaceitável no contexto esportivo, conforme previsto pela legislação vigente.
Ele solicita ao Conselho Superior de Esportes que encaminhe a denúncia ao Tribunal Administrativo do Esporte para que seja instaurada uma investigação sobre o ocorrido.
O incidente e suas implicações destacam o contínuo debate sobre igualdade de gênero no esporte e a importância de promover um ambiente respeitoso e livre de preconceitos.
A atenção ao caso levanta questionamentos sobre as posturas adotadas pelas instituições esportivas em relação a questões de gênero e respeito no âmbito esportivo.